1. O que é o PassThru?
PassThru designa uma funcionalidade que permite programar as unidades de comando de acordo com o Regulamento Euro 5. Desde 1 de  março de 2010, todos os fabricantes de equipamento original têm obrigação de facultar às oficinas independentes informações técnicas relativas à reparação que permitam realizar uma nova programação das unidades de comando. Para programação, a funcionalidade PassThru permite estabelecer uma ligação direta entre o veículo na oficina e o fabricante, de modo a instalar a versão mais recente do software das unidades de comando.

2. O que é o Euro5?
O Regulamento Euro 5 além de regulamentar os valores máximos das emissões de gases de escape, regulamenta igualmente o fornecimento de informações pelos fabricantes às oficinas. Assim, desde a implementação do regulamento, têm de ser disponibilizados manuais de manutenção, manuais técnicos, diagramas de cablagem, códigos de diagnóstico de anomalia, informações para a identificação inequívoca do veículo, assim como informações relativas a, e fornecidas por meio de, ferramentas e equipamentos exclusivos.

3. O que significa J2534?
SAE-J2534 designa a norma internacional relativa à base de comunicação para programação de unidades de comando dos veículos. Todas as interfaces PassThru disponibilizadas pela Hella Gutmann foram desenvolvidas e fabricadas em conformidade com a norma J2534.

4. Que requisitos têm de ser preenchidos pelos computadores utilizados pelas oficinas?

Os fabricantes estabelecem diferentes requisitos para utilização dos respetivos portais e para programação das unidades de comando. Estes encontram-se especificados nos sites dos respetivos fabricantes.

5. Que hardware é necessário para utilizar a PassThru?
Para utilização da funcionalidade PassThru é necessário um mega macs PC, mega macs 42SE, mega macs 56 ou mega macs 66 com a versão de software 49 SP 1 e um PC com acesso à Internet na oficina. Adicionalmente, o veículo tem de ser alimentado externamente por um carregador com tensão flutuante.

6. Que preparativos são necessários para utilizar a função?
PC da oficina:
A versão de software do aparelho de diagnóstico e a versão de software de HGS PassThru Setup têm de coincidir. Estas serão disponibilizadas no site da Hella-Gutmann Solutions para transferência.

mega macs PC, mega macs 42SE, macs macs 56:
A VCI tem de ser ligada diretamente ao PC da oficina através de ligação USB (não através de um hub) e estar ligada à interface OBD do veículo. O PC da oficina deve ser ligado à Internet através de um cabo LAN (é necessário possuir igualmente uma ligação estável de Internet WLAN) e, se se tratar de um Notebook, estar ligado à corrente. As funções automáticas do modo de vigília ou de desligação do PC têm de ser desativadas.

mega macs 66:
O módulo DT66 tem de ser inserido na gaveta de módulos do mega macs 66 e ligado à interface OBD do veículo através do cabo. O mega macs 66 tem de ser ligado diretamente ao PC da oficina através de ligação USB (não através de um hub). O PC da oficina deve ser ligado à Internet através de um cabo LAN (é necessário possuir igualmente uma ligação estável de Internet WLAN) e, se se tratar de um Notebook, estar ligado à corrente. As funções automáticas do modo de vigília ou de desligação do PC têm de ser desativadas.

7. Como funciona o teste de comunicação HGS PassThru?
Ligar os aparelhos como descrito no ponto Fehler! Verweisquelle konnte nicht gefunden werden.. Ligar a ignição do veículo e iniciar o programa do teste de comunicação HGS PassThru. Clicar agora no botão "Iniciar teste". Agora será testada a ligação entre PC – VCI (mega macs 66) – veículo e indicada com setas verdes ou vermelhas. O manual descreve detalhadamente o teste de comunicação HGS PassThru e contém informações para a resolução de erros.

8. Como é iniciada a função?
A programação é iniciada através do portal do fabricante correspondente. É necessário criar uma conta nesse portal. Os custos associados a esta função variam de fabricante para fabricante. A brochura "Informationen über den Zugang zu technischen Daten bei den Fahrzeugherstellern" (Informações sobre o acesso a dados técnicos dos fabricantes de veículos" publicada pela ZDK apresenta uma visão geral útil e atualizada dos sites dos fabricantes.

9. A que aspetos é necessário prestar atenção para garantir uma programação sem problemas?
•  O PC não pode desligar-se nem ser colocado no modo de vigília
•  O PC não pode ser utilizado para outras funções
•  A firewall tem de ser desativada ou configurada (Proxy)
•  A ligação LAN não pode ser interrompida
•  O aparelho de diagnóstico não pode ser utilizado durante o processo
    para realizar outros trabalhos no veículo
•  O veículo tem de ser alimentado externamente com corrente
•  Os consumidores adicionais do veículo têm de ser desativados
    (observar as indicações do fabricante)
•  A ligação USB não pode ser interrompida

10. Como é terminada a função PassThru?
Salvo indicação em contrário do fabricante, após a programação da unidade de comando, a ignição tem de ser desligada durante pelo menos 30 segundos. Quando a ignição for novamente ligada, deve ser realizado primeiro um teste do sistema completo e ser lida e apagada a memória de erros. Durante a programação podem ocorrer erros típicos do sistema.
A primeira colocação em serviço do veículo deve ser vigiada de perto e, caso seja necessário, deve ser realizada uma viagem de teste. Em todo o caso, é necessário observar as instruções específicas do fabricante para evitar defeitos na unidade de comando programada.

11. Quanto custa a funcionalidade PassThru na Hella Gutmann?
Nada! A condição é que seja utilizado um mega macs PC, mega macs 42 SE, mega macs 56 ou mega macs 66 com a versão de software 49 (SP1).

12. Quanto custa a funcionalidade PassThru nos fabricantes de veículos?
Os valores cobrados pelo acesso aos portais variam de fabricante para fabricante. Além disso, cada fabricante tem o seu próprio portal. A brochura "Informationen über den Zugang zu technischen Daten bei den Fahrzeugherstellern" (Informações sobre o acesso a dados técnicos dos fabricantes de veículos" publicada pela ZDK apresenta uma visão geral útil e atualizada.
 
13. É necessário um acesso de alta velocidade à Internet?
Apesar de não ser obrigatória uma ligação de alta velocidade à Internet, a mesma é vivamente recomendada. O tempo de transferência do software do servidor do fabricante depende fortemente da velocidade de download, pelo que os tempos podem ser drasticamente reduzidos através de uma ligação de Internet mais rápida.

14. Quanto tempo demora uma programação?

A programação depende do bus do veículo através do qual a comunicação é feita. O CAN-BUS é nitidamente mais rápido do que a linha K. Adicionalmente, o tempo depende da capacidade do PC utilizado na oficina, bem como do volume de dados a transferir. Este volume pode variar entre poucos KB e muitos MB.

15. No pior dos casos o que pode acontecer se os passos necessários não forem observados?
Há que distinguir entre três casos distintos:
•  Se a função de repetição da programação for suportada e ocorrer um erro durante a programação,
    o software da unidade de comando é novamente gravado, substituindo o anterior. Neste caso,
    apesar do erro, a unidade de comando é atualizada. A programação demora mais tempo do que
    se não tivessem ocorrido erros.
•  Se a função de repetição da programação não for suportada e ocorrer um erro, a programação é
    cancelada. Se a programação puder ser anulada, a unidade de comando não é atualizada.
    No entanto, a unidade mantém a sua funcionalidade.
•  Se a função de repetição da programação não for suportada e ocorrer um erro, o processo é
    cancelado e a programação demora mais tempo. Se a programação não puder ser reiniciada,
    o funcionamento da unidade de comando é afetado. Dessa forma, o funcionamento seguro da
    unidade de comando deixa de ser garantido, tendo esta de ser substituída.

16. É possível instalar simultaneamente vários portais de fabricantes automóveis num mesmo PC?
A utilização simultânea de vários portais de fabricantes diferentes no mesmo computador pode dar origem a problemas. No entanto, com base na nossa experiência, é possível combinar alguns fabricantes. Apesar disso, também esta combinação pode ter consequências negativas, dependendo da utilização, incluindo de outros programas. Por isso, recomendamos que idealmente seja utilizado um único portal de fabricante por PC/Laptop. Uma outra opção seria a partição do disco rígido de um computador com sistemas operativos diferentes. Em qualquer dos casos, os requisitos do sistema indicados pelo fabricante têm de ser observados.


Login de cliente

Seleccione a função pretendida e faça login aqui introduzindo os seus dados de acesso.

Esqueceu sua senha?

Precisa de ajuda para fazer o login?